Mais de 100.000 pacientes – Cirurgia Bariátrica & Psicologia

Reading time: 6 minutes

Hoje vamos falar sobre o papel da Psicologia nos procedimentos de Cirurgia Bariátrica. Me acompanhe até o final, pois vou indicar um caminho para quem quer se especializar em Avaliação Psicológica para esse procedimento.

O QUE É?

A Cirurgia Bariátrica nada mais é que uma plástica do estômago que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.

A obesidade é considerada uma doença crônica. Caracterizada pelo excesso de gordura no organismo com desproporção na distribuição da gordura pelo corpo. Tem causa multifatorial, envolvendo questões biológicas, econômicas, psicológicas, sociais e culturais. Mas a principal causa costuma ser o desequilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto de calorias.

E é aí que entra a cirurgia bariátrica contribuindo para o controle ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade como, por exemplo, a hipertensão, problemas nas articulações, coluna e diabetes tipo 2. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), foram realizados mais de 100 mil procedimentos no ano de 2016. Esse número impressionante deve-se ao crescimento da obesidade no Brasil. E também com as novas regras do Conselho Federal de Medicina para realização de cirurgia bariátrica.

cirurgia-bariatrica

QUAL É O PAPEL DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

Para que seja efetuado o procedimento é necessário um preparo pré-operatório. Este é um conjunto de condutas e cuidados a fim de se otimizar a segurança e os resultados das cirurgias bariátricas. Uma dos momentos desse preparo é  uma série de consultas pré-operatórias como o(a) Psicólogo(a).

A cirurgia exige do paciente modificações alimentares, psicológicas, comportamentais e de estilo de vida. Passar pelo psicólogo no pré operatório é tão importante quanto passar por outras especialidades, pois cada uma delas é parte imprescindível da avaliação e preparo global exigidos pelo tratamento.

O nosso papel é avaliar e ajudar o paciente e sua família para a cirurgia e para a vida depois da cirurgia. Nesse processo iremos nos basear é uma avaliação psicológica. Cujo objetivo principal é identificar e tratar alterações psicológicas e ou aspectos emocionais que possam prejudicar o sucesso do tratamento. Bem como ajudar o paciente a compreender a sua forma de se alimentar no presente e ao longo dos anos além da influência do seu estilo de vida sobre sua saúde.

Nas consultas, além das orientações e informações sobre a cirurgia bariátrica; são trabalhadas com o paciente, formas mais saudáveis para lidar com a obesidade. E também com as questões emocionais envolvidas no processo de mudanças de hábitos.

psicologia-cirurgia-bariatrica

O PREPARO PSICOLÓGICO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

O preparo psicológico objetiva facilitar a participação ativa e adesão ao tratamento. Promovendo expectativas realistas e reflexões sobre as transformações que ocorrerão após a cirurgia bariátrica a curto, médio e longo prazo

A família possui um papel muito importante durante todo o tratamento. Assim recomenda-se a comunicação aos familiares que mais influenciam o processo do paciente para que os mesmos possam receber atendimento psicológico também. Na assistência psicológica oferecida a pacientes e familiares, o psicólogo avalia e trabalha: a estrutura e o funcionamento da família, o apoio prestado pelos familiares, a satisfação do paciente com esse apoio, as informações e expectativas dos familiares.

É possível atendimento psicológico no momento da cirurgia e durante a hospitalização. E o objetivo é minimizar a angústia e ansiedade do paciente e seus familiares favorecendo a expressão dos sentimentos, auxiliando na compreensão da situação vivenciada, proporcionando um clima de confiança entre o paciente e equipe de saúde.

O acompanhamento psicológico no pós operatório é também parte da assistência multidisciplinar. Fundamental para a promoção de saúde mental e prevenção de agravos. Assim as intervenções do psicólogo contribuem para a adaptação do paciente e sua família ao novo estilo de vida e às mudanças no padrão alimentar, na forma corporal, na vida social; no manejo de demandas relacionadas ao emagrecimento, como autoestima, autoimagem, assertividade; e na promoção do desenvolvimento de estratégias para lidar com problemas como ansiedade e estresse relacionadas ou não ao tratamento cirúrgico. 

curso-cirurgia-bariatrica

QUAL CURSO A AGENDA PSI INDICA?

E você Psi, se sente preparado para atender esse tipo de demanda? Em 2016 foram mais de 100.000 pacientes que passaram pelo procedimento.

Indicamos fortemente o curso online Cirurgia Bariátrica: Avaliação, preparo e acompanhamento Psicológico da Eventologias. Esse curso foi pensado para aprimorar os conhecimentos sobre a atuação do psicólogo na área em obesidade e cirurgia bariátrica e desenvolver as competências técnicas e responsabilidades éticas do psicólogo.

O Curso abrange um todo na atuação, desde os princípios teóricos, à prática cotidiana e os documentos envolvidos no processo. Ele capacita a psicóloga (o) na avaliação em cirurgia bariátrica, assim como o acompanhamento em todas as etapas do processo. Tem certificação reconhecida em todo o Brasil, além do apoio da SBCBM (Sociedade brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica)  Após o pagamento você já tem acesso imediato ao curso. São 30h certificadas. O certificado é enviado por e-mail logo após a conclusão do curso.

QUAL O INVESTIMENTO?

O valor é R$ 350,00 a vista ou parcelado em até 4x no cartão.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Esses são os temas que irão ser trabalhados em todo o curso:

Módulo 1

O papel do psicólogo no tratamento cirúrgico da obesidade;

Compreendendo o ganho de peso e a obesidade;

O estudo do comportamento alimentar;

Entrevista – Nutricionista;

Entrevista – Endocrinologista.

Módulo 2

Guidelines para a avaliação psicossocial pré-cirúrgica de pacientes de cirurgia bariátrica;

Saúde mental e Cirurgia Bariátrica;

Entrevista devolutiva e a sessão familiar;

Elaboração de documentos escritos em cirurgia bariátrica;

Entrevista: Pacientes.

Módulo 3

Atuação do Psicólogo no transoperatório de Cirurgia Bariátrica;

Preparo psicológico e as intervenções psicoeducativas em Cirurgia Bariátrica;

Acompanhamento psicológico pós-operatório: possibilidades e desafios;

Atuação do psicólogo em equipe multi e interdisciplinar em cirurgia bariátrica;

Entrevista – Cirurgião.


Acesse o botão abaixo e faça a sua inscrição agora:

acesse-cirurgia-bariatrica

8 comentários


  1. muito interessante . estou terminando minha pos na área

    Responder

    1. Legal Patrícia! Bom ter você por aqui!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *