Criança com TDAH? Sugestões de atividades terapêuticas

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Uma criança com TDAH

Essa semana ao levar o meu filho na escola cruzei com um colega de sala dele, e lembrei que o garoto, que só têm 7 anos, já foi “diagnosticado” com TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Lembrei também o quanto deve ser difícil para a equipe psicopedagógica da escola ter que lidar com o caso e como deve ser difícil cuidar do aprendizado do menino e dos seus companheiros de sala.

Resolvi buscar ajuda na literatura (Santos, 2009), e encontrei sugestões de ajuda que nós Psicólogos(as) podemos dividir com os pais e com as escolas.

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Sugestões de atividades terapêuticas para TDAH

As atividades abaixo, fazem a criança com TDAH desenvolver a habilidade de saber “ver”, concentrar-se e ter mais atenção:

  • Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância.
  • Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor.
  • Encorajar freqüentemente, elogiar e ser afetuoso, para que os alunos não desanimem facilmente.
  • Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas.
  • Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas.
  • Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de madeira equilibrada.
  • Se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude.
  • Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais.Trabalhar em grupos pequenos, buscando atingir melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais.

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Adaptar e avaliar as atividades terapêuticas para TDAH

  • Manter comunicação com os pais, pois geralmente, eles sabem o que funciona melhor para o seu filho.
  • Proporcionar mudança do ritmo ou o tipo de tarefa com frequência para eliminar a necessidade de ficar enfrentando a inabilidade de sustentar a atenção, e isso vai ajudar a auto-percepção.
  • Dar oportunidades para movimentos monitorados, como uma ida à secretaria, levantar para apontar o lápis, levar um bilhete para o professor, regar as plantas ou dar de comer ao mascote da classe.
  • Reconhecer as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH, fazendo adaptações necessárias. (Exemplo: se a atenção é muito curta, não deve esperar concentração em uma única tarefa)
  • Dar recompensa pelo esforço, persistência e o comportamento bem sucedido ou bem planejado.
  • Trabalhar com exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais da comunidade.
  • Avaliação contínua sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante.

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Impor limites também faz parte do processo com o  TDAH

  • Proporcionar contato aluno/ professor, permitindo um “controle” extra sobre o aluno na execução da tarefa, possibilitando oportunidades de reforço positivo e incentivo para um comportamento mais adequado.
  • Colocar limites claros e objetivos; tendo uma atitude disciplinar equilibrada e proporcionar avaliação frequente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado.
  • Fornecer instruções claras, simples e dadas uma de cada vez, com um mínimo de distrações.
  • Não segregar o aluno com TDAH, apenas diminuir o apelo das distrações.
  • Desenvolver um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos.
  • Proporcionar intervalos previsíveis sem trabalho que o aluno pode ganhar como recompensa por esforço feito.

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O Psicólogo é fundamental com o TDAH

  • Perceber se há isolamento nas atividades recreativas barulhentas, pode indicar dificuldades de coordenação ou auditivas que exigem uma intervenção adicional.
  • Preparar com antecedência para as novas situações, pois tem sensibilidade em relação às suas deficiências e facilmente se assusta ou se desencoraja.
  • Trabalhar com métodos variados (som, visão, tato).
  • Dar um tempo extra para completar novas tarefas que envolvem muitas sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores).
  • Reconhecer que os alunos com TDAH necessitam de aulas diversificadas, modificando o programa para que o aluno senta conforto.
  • Ter comunicação constante com o psicólogo, ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.
  • Substituir as aulas monótonas aulas mais estimulantes que venham prender a atenção do aluno. Utilizar recursos variados que não são habituais na sala de aula (informática, experiências, construção de maquetes, atividades desafiadoras de criar, construir e explorar.

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Elogie o Aluno com TDAH

  • Procurar trazer os alunos para perto do quadro, podendo acompanhar melhor o processo educativo, se está conseguindo acompanhar o ritmo, ou se é necessário desacelerar um pouco.
  • Fazer um roteiro das atividades do dia, para que o aluno perceba as regras pré-definidas e que todos devem cumpri-las.
  • As tarefas devem ser curtas, para que ele consiga concluir a tarefa e não pare pela metade.
  • Não utilizar cores muito fortes na sala que tendem a deixar os alunos com TDAH mais agitados e menos atentos. Procure colocar tons mais neutros e suaves.
  • Possibilitar a saída do aluno algumas vezes da sala para levar bilhetes, pegar giz em outra sala, ir ao banheiro. Assim estará evitando que ele fuja da sala por conta própria.
  • Elogiar o bom comportamento e as produções, ajudando a elevar sua auto-estima.
  • Utilizar uma agenda de comunicação entre pais e escola, evitando que as conversas se dêem apenas em reuniões.
  • Aproveitar as aulas de educação física como auxílio na aprendizagem dos alunos que parecem ter energia triplicada. 

E nós Psicólogos(as) ???

Os pais, a escola e os professores que estão em contato diário com uma criança com TDAH sabem que o acompanhamento diário é desafiador. Nós PSIs precisamos ajudá-los!

 

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PS:

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Como eu disse no artigo anterior, sobre crianças com ansiedade, essas sugestões não substituem o que a sua abordagem psicológica indica a respeito do atendimento infantil. A ideia aqui é ajudar com algumas idéias  e sugestões.

Mantenha-se sempre atualizado essa é a minha melhor dica!

Se você chegou até aqui te convido a ler o post mais acessado da Agenda PSI e a conhecer o Aplicativo 12 minutos.

Forte abraço!!!

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