A agenda definitiva para Psicólogos!

Reading time: 5 minutes

Nos idos de 2009, eu estava mais uma vez quebrando a cabeça com agenda de papel. Já havia tentado por inúmeras vezes me organizar usando uma e sempre fracassava, não conseguia manter o ritmo de utilização nem por uma semana.

Nessa mesma época eu decidi e comecei a treinar de forma consistente para a Maratona de São Paulo que corri em 2010. Uma das partes mais importantes da preparação era anotar o meu número de quilômetros percorridos semanalmente. Isso ajudaria a verificar minha evolução durante os treinos.

Como eu já sabia que usar uma agenda comum não iria funcionar, decidi pesquisar na internet uma alternativa, foi aí que conheci a Google Agenda, e desde então no quesito organização e agendamento de compromissos minha vida mudou. Comecei usá-la para fins pessoais e logo ela se tornou minha principal ferramenta de organização profissional dentro da Psicologia.

Nunca consegui ter uma agenda como essa 🙁

O QUE É A GOOGLE AGENDA?

A Google Agenda é um calendário on-line disponibilizado gratuitamente pela Google que permite que você poupe tempo e aproveite melhor o seu dia. Ela é o lugar definitivo para você organizar os seus compromissos com agilidade e ser mais produtiva(o) no seu dia-a-dia profissional.

Nessa ferramenta é possível:

  • Adicionar os atendimentos que você irá fazer,
  • incluir os eventos importantes da sua semana/mês/ano,
  • agendar os seus compromissos pessoais e profissionais,
  • e compartilhar a sua programação com outras pessoas.

COMO ACESSAR A GOOGLE AGENDA?

A primeira coisa é ter uma conta no Gmail, e depois é só acessar via celular ou Desktop. Uma das principais características da ferramenta é justamente a facilidade de acesso e a sincronização com os seus vários equipamentos.

PORQUE USAR A GOOGLE AGENDA?

O primeiro e principal motivo é porque é simples, tal qual uma agenda de papel, mas muito mais funcional. Nela você mescla os seus compromissos pessoais e profissionais sem se confundir, ou seja, ela permite um total controle sobre as suas responsabilidades diárias. Além do mais, visualmente você consegue ver como vai ser o seu dia/semana/mês.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Colaborativa: Você pode compartilhar total ou partes da sua agenda para outras pessoas, por exemplo, para sua secretária ou para a colega que divide o seu espaço de atendimento. Nessa opção você pode ser o Administrador e a outra pessoa a usuária que somente visualiza o calendário.
  • Alertas personalizados: Com a Google Agenda você pode ser sempre lembrado dos seus compromissos, por exemplo sempre que marco atendimentos em horários alternativos ao padrão peço que ele me relembre. Ou seja, não têm como esquecer nada.
  • Funciona em qualquer lugar: O aplicativo está hospedado na nuvem, assim você vai poder acessá-lo onde estiver e inclusive fazer edições off-line que serão sincronizadas assim que você acessar a internet.
  • Calendários múltiplos: Um das características mais funcionais dessa ferramenta é a possibilidade de em um mesmo lugar você ter várias agendas, como por exemplo, uma agenda do consultório, uma agenda pessoal e uma agenda profissional.
  • Calendários personalizados: Cor, tamanho, configurações, todas as suas agendas podem ser personalizadas da forma que você preferir.
  • Integração com outras ferramentas do Google (Gmail, Google Drive, etc).

COMO USAR A GOOGLE AGENDA?

Como eu disse é simples, basta escolher a data/horário e depois descrever o compromisso, ele já estará agendado.

Eu preparei esse pequeno tutorial para exemplificar como eu uso a agenda diariamente aqui na minha clínica de Psicologia:

BENEFÍCIOS

Mas no final das contas o que você vai ganhar usando a Google Agenda:

  • Esvazie a sua mente: Passamos o dia inteiro na correria, mil ideias, dúvidas, planos e compromissos. Nossa mente nunca está quieta, mas com uma agenda organizada tudo fica em ordem. Não precisamos nos obrigar a guardar tudo na cabeça.
  • Mude o seu hábito: Surgiu um compromisso novo coloque na agenda imediatamente. Assim você não vai mais depender da sua memória, quem comandará os seus compromissos será a sua agenda.
  • Facilidade de uso: De nada adiantaria se a ferramenta fosse extremamente complexa, definitivamente a Google Agenda é fácil.
  • Mobilidade: Quando saímos de casa esquecemos tudo, menos o nosso celular. Portanto, teremos sempre uma agenda que podemos carregar e consultar em qualquer lugar.
  • Diminui ansiedade: Se de fato você conseguir alimentar a agenda diariamente, logo terá uma visão ampliada dos seus compromissos e isso te dará uma real sensação de tranquilidade e controle.
  • Disciplina: O controle disciplinado sobre as suas atividades irá assegurar um bom funcionamento para a sua atividade profissional.

DICAS FINAIS

  • Use a Google Agenda todos os dias várias vezes. Assim você cria o hábito de ver a agenda e de alimentá-la com novos apontamentos.
  • Abuse da flexibilidade da agenda. Ela permite que o tempo dos seus compromissos sejam flexíveis. Você conseguirá agendar um atendimento de 50 minutos, uma reunião de uma hora e um recesso de uma semana.
  • Cuidado ao apagar um compromisso. Se você retirar um apontamento da agenda não é possível resgatá-lo. Você vai precisar lembrar o que e quando era para poder recolocá-lo novamente.
  • Configure a recorrência no apontamento de consultas. Quando recebo um novo paciente juntos definimos um dia da semana e um horário para as suas consultas. Nesse momento incluo esse compromisso de forma recorrente na agenda. Assim não têm risco de nas próximas semanas acontecer um eventual choque de horários.

SEJA MAIS PRODUTIVO

O dia-a-dia de um(a) Psicólogo(a) pode ser mais produtivo se nos cercamos de ferramentas que nos auxiliem a aproveitar melhor o nosso tempo. A Google Agenda é uma dessas ferramentas, e se conseguimos usá-la regularmente poderemos nos dedicar muito mais aos nossos pacientes, a nossa vida pessoal e quaisquer outras atividades que pra nós sejam de fato importantes.

———————————————————————————————————————————————

Se você chegou até aqui te convido a conhecer o meu EBOOK – Como conseguir novos pacientes – 12 ferramentas de divulgação para o seu trabalho com Psicologia.

 

Forte abraço!!!

5 comentários


    1. Oi Márcia, obrigado pelo feedback. Um abraço!

      Responder

  1. Gostaria de conhecer a agenda e receber dicas.

    Responder

    1. Olá Jaqueline, Tudo bem?
      Para continuar recebendo dicas da AGENDA PSI é só se cadastrar na página inicial, coloque o seu melhor email no link apresentado em: agendapsi.com.br

      Forte abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *